Meteorologia prevê mais neve neste sábado no Japão

As fortes nevascas na sexta-feira causaram uma série de problemas em partes do país

Tóquio, Japão – A Agência Meteorológica do Japão informou que o forte fluxo de ar frio está começando a passar do seu pico, mas a queda de neve deve continuar até a manhã deste sábado (11), principalmente em áreas montanhosas ao longo do Mar do Japão.
Nevou muito em várias partes do Japão na sexta-feira (10), ocasionando o fechamento de rodovias e a suspensão de trens.
Nas províncias de Aomori e Gifu, as nevascas de quarta-feira (8) e quinta-feira (9) resultaram em três mortes, incluindo uma em um acidente de trânsito.

A Agência informou que as condições atmosféricas permanecerão instáveis até este sábado, com a previsão de que até a parte da manhã acumule 60 centímetros de neve nas regiões de Tohoku, Hokuriku, Kinki e Chugoku.
Outros 50 cm são esperados nas regiões de Kanto-Koshin e Tokai, 40 cm em Hokkaido, 15 cm na região de Shikoku, e até 10 cm na região norte de Kyushu.

A previsão é de neve intensa principalmente no lado do Mar do Japão, abrangendo desde o norte até o oeste do país, incluindo áreas de planícies. Até a manhã de sexta-feira (10), espera-se que a neve alcance:

  • 80 cm na província de Niigata;
  • 70 cm nas regiões de Tohoku, Hokuriku e Gifu;
  • 60 cm em Hokkaido e na região de Chugoku;
  • 50 cm na região de Kinki;
  • 40 cm nas províncias de Nagano e Yamaguchi;
  • 30 cm na parte norte da região de Kanto.

Além disso, áreas que geralmente recebem pouca neve, como Shikoku e o norte de Kyushu, também devem registrar acumulações de até 30 e 10 centímetros, respectivamente.

As autoridades recomendam cautela com interrupções no tráfego devido à acumulação de neve e tempestades, alertam para o risco de deslizamentos de neve de telhados, avalanches e quedas de energia provocadas pelo peso da neve em linhas de transmissão e árvores.

Veículos retidos, acidentes

Durante as fortes nevascas registradas na sexta-feira, cerca de 100 veículos ficaram presos na via expressa Hokuriku, após ter sido fechada para o tráfego.
O fechamento da via ocorreu nas primeiras horas de sexta-feira e assim permaneceu até por volta do meio-dia depois de um acidente, prendendo uma centena de veículos.
A operadora NEXCO East distribuiu aos motoristas alimentos, água potável e banheiros portáteis.

Em razão da neve, a linha Yamagata Shinkansen suspendeu as operações desde a primeira partida e retomou as operações às 11h, mas às 14h, um total de 13 trens haviam sido suspensos. Na linha Tokaido Shinkansen os trens estavam operando em velocidades reduzidas em algumas seções entre Nagoia e Shin-Osaka. Um total de 91 trens foram atrasados em até 54 minutos, afetando aproximadamente 71.000 pessoas.

O Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo, informou que às 14h de sexta-feira um total de 39 seções de 7 rodovias, incluindo as vias expressas Meishin, Tomei e Higashikyushu, foram fechadas.
Com relação às viagens aéreas, o fechamento de aeroportos foi anunciado às 11h. Um total de 11 voos foram cancelados, incluindo os da Japan Airlines e da All Nippon Airways.

A Nishitetsu Bus, em Kyushu, interrompeu todas as operações na cidade de Fukuoka e áreas vizinhas desde as primeiras partidas programadas. As operações serão retomadas dependendo das condições das estradas.
O Conselho de Educação da Cidade de Fukuoka decidiu fechar algumas escolas municipais ou atrasar seus horários de início. Já em Kitakyushu todas as escolas foram fechadas.

Em Nara, um caminhão encalhado causou um engarrafamento de 3 quilômetros na manhã em uma estrada congelada perto do túnel Ashihara, na Rota Nacional 169. A polícia abriu caminho espalhando um material próprio para o degelo da pista. Ninguém ficou ferido.
Na província de Gifu, 320 pessoas sofreram quedas somente na parte da manhã de sexta-feira.

Compartilhe